Wagashi é uma palavra usada para designar os diversos tipo de doces tipicamente japoneses. A variedade é imensa, no entanto, os ingredientes são basicamente os mesmos: azuki, farinha de trigo, arroz (vários tipos) e açucar, mas com vários métodos e técnicas de preparo.
No Japão, a qualidade varia muito, sendo encontrado desde em supermercados à lojas especializados. Encontrados no Japão inteiro, existe uma variedade enorme de wagashis, de acordo com a região, província ou cidade. Os japoneses, que sempre compram lembranças para amigos, familiares e colegas durante suas viagens, tem nos doces típicos muitos de seus presentes preferidos.
Mas o wagashi não é feito apenas de açucares finos. Um dos wagashis mais populares é o dango, vendidos em lojas de conveniências ou docerias populares nas ruas. Simples, é feito com o principal ingrediente da cozinha japonesa: o arroz. De vários tipos, com doce de azuki ou com chá verde, é tão popular que existe um provérbio que diz “hana yori dango” (literalmente, “melhor dango do que flores”), que se refere a importância do prático ou/e do útil frente a estética.
No Japão, o dango é feito com joshinko,um tipo de farinha de arroz, e shiratamako, outro tipo de farinha, de arroz glutinoso. O problema é que ambos são difíceis de encontrar e caros. Mais fáceis de encontrar são as farinhas de arroz chinesas. Normalmente vêm em grupos de três ou cinco fincados em um espeto, o que torna mais fácil comer...
Á muitas variedades diferentes de dango que normalmente são nomeados após os temperos variados, servidos com ele...
* Anko: Conhecido como (feijão doce), pasta de feijão vermelho, enquanto outros ingredientes azuki que são usados em ocasiões raras. Esse Dango é o sabor mais popular no Japão.
Já na receitinha irei ensinar o mais comum, Mitarashi dango:
Ingredientes: 2/3 xícara (chá) de joshinko ou farinha de arroz comum 2/3 xícara (chá) de shiratamako ou farinha de arroz glutinosos (mochiko) acrescido de uma colher (sopa) de amido de milho. 1/2 de xícara (chá) de água morna
Ingredientes da calda: 2 colheres (sopa) de shoyu 2 colheres (sopa) de açucar 2 colheres (sopa) de mirin 4 colheres (sopa) de água 1/2 colher (sopa) de amido de milho
Preparo: 1. Misture o joshinko (ou farinha de arroz comum) com o shiratamako (ou a farinha de arroz glutinoso acrescido de uma colher de amido de milho). 2. Coloque a água morna aos poucos, sempre mexendo a mistura. A massa deve ser macia,não podendo desmanchar com o excesso de água.
3. Faça pequenas esferas do tamanho de cerca de 4 cm de diâmetro.
Preparo da calda: 1. Misture todos os ingredientes numa panela. 2. Cozinhe até formar uma calda grossa, lembrando que ela endurece mais a medida que esfria. 3. Cubra os dangos cozidos.
E pronto!!! agora é só saborear os seus deliciosos dangos!!!
Delicias mesmo *-* *-*
ResponderExcluiralbigeyes.blogspot.com.br